Pages

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dar valor á água é preservar a vida

A simplicidade da composição química parece disfarçar a importância da água para o desenvolvimento e preservação de todas as formas de vida existente na Terra. Sem a água, que constitui 70% do corpo humano, a vida, tal como a conhecemos, não seria possível. A sociedade tem negligenciado a possibilidade de esgotamento dos recursos hídricos e vem promovendo intervenções no meio ambiente que prejudicam numerosos mananciais.

Nossos rios ainda são usados para o escoamento de esgostos domésticos e industriais, transformando a água, fonte de vida, em agente de doenças e morte.
<> 
Fator de equilíbrio nos ecossistemas, a água, aguarda o recolhimento do seu justo valor.
O Uso da Água

A água é essencial em todas as atividades humanas: alimentação, higiene, transporte, lazer, processos industriais, comerciais e agrícolas, que demandam água em qualidade e quantidade diferenciada.

Abastecimento Público

A água que é retirada dos rios ou do sub-solo, depois de tratada, abastece as residências, hospitais, escolas, indústrias e comércio em geral.

Agricultura

Um grande volume de água é utilizado na irrigação de lavouras, pecuária e outros.


Indústria

A água faz parte da produção industrial e é usada em grande quantidade na indústria como a de paepel e celulose, siderúrgica, têxtil, química e petroquímica. Outras indústrias tem a água incorporada ao seu produto final como a indústria de bebidas, a farmacêutica, etc.
Geração de Eletricidade

É utilizada para mover as turbinas que produzem energia hidrelétrica.
foto-5.jpg (28484 bytes)
Outros Usos

A água ainda é utilizada para as mais diversas atividades tais como navegação, pesca, lazer, etc.

Poluição

O lançamento de esgotos domésticos, efluentes industriais, lixo e entulho diretamente nos corpos d'água, consome o oxigênio da água provocando a morte da fauna, da flora e da própria água.
Além disso, a aplicação indiscriminada de agrotóxicos na agricultura causa a contaminação das águas.


Fatores que Geram Desiquilíbrios e Escassez
foto-6.jpg (30097 bytes)




Perdas e Desperdícios

Contrata-se pedas e desperdícios nos usos industrial, agrícola e urbano elevando a demanda de água, tendo como fator preponderante o baixo valor atribuído à água que faz com que boa parte dos consumidores a utilizem com descaso.

Ocupação e Uso Desordenado do Solo

O processo de urbanização, especialmente nas regiões de mananciais e a ocupação das várzeas (áreas naturais de inundação), geram redução de áreas de infiltração da água no solo, produzindo enchentes e o assoreamento dos rios, lagos e represas.

Desmatamento

Produz erosão do solo e consequentemente o assoreamento dos rios e represas.
O Valor da Água
O valor da água é incalculável. Atualmente, paga-se apenas pelos serviços de tratamento, distribuição e coleta das águas servidas das residências e empresas.
 
 


 
 



 

99 comentários:

PaNiCo disse...

Professora esse blog ta muito legal meus parabéns xD

Alunos do 7ºano disse...

ta muito bom esse blog (diego)

Alunos do 7ºano disse...

deveriam ir as ruas para poder retirar lixo e mostrar para todo como é a reciclagem

Alunos do 7ºano disse...

adorei, ta muito firme
Joan

Alunos do 7ºano disse...

quem esta vendo esse blog ira ver como é as concequencias da água

Alunos do 7ºano disse...

parabéns tia Ellen por criar esse blog]

Alunos do 7ºano disse...

Mto firme já to seg seu blog
muito baum melho se as pessoas pudessem não jogar lixo na rua LOL

:.D

@_Breninha_@

Alunos do 7ºano disse...

Achei o texto muito interesante realmente eu gostei!
poOr:Giovana Miranda

Alunos do 7ºano disse...

nos é bom

Alunos do 7ºano disse...

a chei mt legal a parte da industrias e o uso da agua
joan,joao viktor, victor

Alunos do 7ºano disse...

coloca mais coisa nesse blog como:efeitos especias

Alunos do 7ºano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alunos do 7ºano disse...

Blog firme EE nois k tá
LOL...LOL...LOL

@_Breninha_@

Alunos do 7ºano disse...

ta muito bom esse blog,ta de parabens professora.
(Diego)

Alunos do 7ºano disse...

Eu Rafael quero dizer que esse blog pode ajudar bastante]

Alunos do 7ºano disse...

ta firme esse blog

Alunos do 7ºano disse...

muito bom

Alunos do 7ºano disse...

k bom

Alunos do 7ºano disse...

nos tem que cuidar mais da agua

Alunos do 7ºano disse...

34652565 firme

Alunos do 7ºano disse...

preservem a água ñ jog lixo não poluam a aguan OK

@_Breninha_@

Alunos do 7ºano disse...

Luiz e Matheus Alves:O ser humano desperdissa muita agua :escovando os dentes ,tomando banho,lavado a lauça e etc... Por quando nos formos esses tipos de coisas noz podemos economizar muito mas agua

Alunos do 7ºano disse...

hehehe

PaNiCo disse...

PAREM DE PUXA O SACO E COLOQUEM ALGO DE UTIO -.- (daniel)

Alunos do 7ºano disse...

Ñ desrespeitem O BLOG!!!!!

@_Breninha_@

Alunos do 7ºano disse...

preservem a agua luiz

PaNiCo disse...

aaaaaah vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa (daniel)

PaNiCo disse...

poise vcs so sabem disperdissa a agua economisem ai seus pretos(daniel)

Alunos do 7ºano disse...

olha a avacalhaçao

Alunos do 7ºano disse...

para com issooooo

Alunos do 7ºano disse...

Campanha Xixi no banho:
A idéia da Ong SOS Mata Atlântica é promover a economia de água em nosso planeta com uma campanha ousada e porque não, polêmica. A campanha vem mostrar que é possível economizar mais de 4.000 litros de água potável por pessoa em 1 ano fazendo xixi no banho.
Aí vem a polêmica fazer ou não xixi no banho. Certamente surgirão os conservacionistas dizendo que o odor no banheiro será insuportável, doenças etc.… Mas creio que uma boa higiene no banheiro resolve o problema. O próprio site www.xixinobanho.org.br afirma que o xixi é composto de 95% de água e os outros 5% são uréia, sal… portanto não transmitirá doença alguma, só vai o lembrete de fazer xixi no início do banho assim a água corrente levará tudo embora.
Essa iniciativa não vai resolver a falta de água no mundo, no Brasil, em Chapecó ou na sua casa, pois o problema com o desperdício é geral mas o planeta pede ações em massa, e imediatas.
A iniciativa da SOS Mata Atlântica tem um único e absoluto foco que é a economia de água que traz como conseqüência diversos benefícios a natureza, aderindo ou não a esta campanha vale lembrar que todas as demais formas de economia de água são importantes.
Fonte: www.xixinobanho.org.br
poOr: Giovana Miranda

PaNiCo disse...

lol voce,voce,voce,voce,voce,voce,voce,quer?
quero economisar aguaaaaaaaaaaaa xD

Alunos do 7ºano disse...

Para de avacalhar coloquem pelo menos 1 comentário DECENTE peloamordedeus

Alunos do 7ºano disse...

ta otimo o seu texto realmente adoguei
Larissa

Alunos do 7ºano disse...

ooooo mas tá k tá asim

Alunos do 7ºano disse...

etica de agua

Isso porque, ao mesmo tempo em que os rios, riachos e córregos alimentam uma determinada represa, por exemplo, eles também podem trazer toda a sorte de detritos e materiais poluentes que tenham sido despejados diretamente neles ou no solo por onde passaram.
Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta emque há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.
Segundo o pesquisador Aldo Rebouças, professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, USP, uma análise comparativa entre a disponibilidade hídrica e a demanda da população no Brasil mostra que o nível de utilização da água disponível em 1991 era de apenas 0,71%.

Mesmo para os estados mais populosos e desenvolvidos, como São Paulo e Rio de Janeiro, este índice também era muito confortável, estando por volta de 10%.Ouseja, a questão que se coloca diante de nós não é a disponibilidade ou falta de água, mas sim as formas de sua utilização que estão levando a uma acelerada perda de qualidade, em especial nas regiões intensamente urbanizadas ou industrializadas.

O pesquisador afirma que "o que mais falta no Brasil não é água, mas determinado padrão cultural que agregue ética e melhore a eficiência de desempenho político dos governos, da sociedade organizada lato sensu, das ações públicas e privadas, promotoras do desenvolvimento econômico em geral e da sua água doce, em particular".

A região metropolitana de São Paulo é um caso exemplar de má gestão dos recursos hídricos. Água há. Basta verificar, em qualquer mapa da cidade, os rios de bom tamanho como o Tietê e Pinheiros e mais de uma centena de rios menores e córregos correndo por toda a região.

Há, ainda, várias represas de grande porte como a Guarapiranga e a Billings e vastas áreas de mananciais que praticamente envolvem toda a metrópole. É, sem dúvida, uma região naturalmente bem servida de água. Mas a falta de planejamento e de responsabilidade tem provocado a contaminação dos rios, córregos e represas e a ocupação desordenada das regiões de mananciais.
Um estudo desenvolvido pelo Instituto Socioambiental, em parceria com diversas outras organizações não governamentais, mostrou que entre os anos de 1989 e 1996 a bacia do Guarapiranga perdeu 15% de sua cobertura vegetal, enquanto que o crescimento urbano foi da ordem de 50%.

Pior: mais de 60% da ocupação urbana registrada ocorreu em áreas que possuem sérias ou severas restrições ambientais. São encostas íngremes, regiões de aluvião ou várzea. Apenas 8,9% da mancha urbana se deu em áreas favoráveis. Os movimentos de terra, tais como abertura de estradas e terraplanagem, figuram no topo das ocorrências irregulares, respondendo por 21% dos 1 497 registros.
Para superar essa situação, é necessário substituir o modelo tecnocrata e utilitarista que imperou até hoje na gestão dos recursos hídricos no Brasil. Um modelo que ignora que a água de boa qualidade é um recurso finito e que prioriza certos usos, como geração de energia, saneamento e transporte, em detrimento de outros como abastecimento.

Fonte: Banas Ambiental - João Paulo Ribeiro Capobianco , biólogo, é coordenador de Programas do Instituto Socioambiental, especialista em Educação Ambiental pela Universidade de Brasília e doutorando em Agricultura e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp/SP.

PaNiCo disse...

affs

victor lourinho disse...

foi o zé do daniel
w parece pq chera

Alunos do 7ºano disse...

Isto é um blog não um papel pra escrever esses textos grandoes

Alunos do 7ºano disse...

adorei o blog é como no texto você falou sobre os problemas de se jogar lixo e algumas coisas que podem acontecer com a humanidade.
Mariana

Alunos do 7ºano disse...

OOOquem em sã consciência vai colocar DynastyOfDeath na conta...AFF me poupe

Alunos do 7ºano disse...

TA FIRME

Alunos do 7ºano disse...

danieo nao fala merda
esse blog e massa e a professora e inteligente e bonita Bjs

Alunos do 7ºano disse...

se liga cara

victor lourinho disse...

aloka

Alunos do 7ºano disse...

todo mundo sabe q é o daniel

Alunos do 7ºano disse...

Uma das perspectivas sobre o futuro da humanidade diz que, assim como o homem já luta por petróleo, haverá o dia em que também travará embates pela água. Segundo as estimativas de um Fórum Mundial sobre a Água, realizado no México, já em 2025 3 bilhões de pessoas irão viver em países com conflito por falta de água: serão as regiões mais secas do mundo.
Chegar a essa conta não foi muito difícil. Desde 1950, o uso da água multiplicou-se três vezes e são inúmeros os procedimentos em que é necessário o uso do líquido. Entretanto, mesmo a Terra sendo conhecida como o Planeta Água, tendo 2/3 de sua superfície coberta por ela, apenas 1% de sua vastidão azul é disponível para o consumo humano.
De acordo com as regiões do mundo, os números são ainda mais preocupantes: na África 230 milhões de africanos sofrerão pela escassez de água em 2025. Na última década, o continente sofreu um terço das catástrofes mundiais causadas pela água ou pela sua carência, que afetaram 135 milhões de pessoas. Na América do Norte, existe a maior rede de abastecimento, entretanto, 49% da água é usada somente na agricultura e a região apresenta um dos maiores níveis de poluição dos rios. Na Europa, outro índice alarmante: 40% da água transportada se perde no sistema de distribuição. A América do Sul, apesar da riqueza hídrica, possui 2/3 de seu território classificados como zonas áridas, e o nordeste do Brasil é umas das principais.
Na Ásia, o continente mais populoso do mundo, temos 86% da água destinada à agricultura, sendo a média mundial de 71%. Apenas 6% é destinado ao consumo doméstico. A poluição também é um agravante: Um terço da população da região, que representa 58% da mundial, não desfruta de saneamento básico e o esgoto acaba poluindo rios, nascentes e oceanos.
Assim como outros recursos, campanhas para a preservação da água tornaram-se ferramentas importantes na garantia da manutenção da vida para as próximas décadas e séculos. Entretanto, enquanto você lê o este artigo, 10 pessoas do seu bairro estão lavando os carros em suas calçadas e até mesmo o seu filho pode estar escovando os dentes com a torneira aberta.

poOr:Tainá

Alunos do 7ºano disse...

vala-me cristo
e muito legal esses blogs
vou fazer um igual
Bjs

victor lourinho disse...

e saka ta bacana o blog tiaaaa hshshajhsjhajsh

PaNiCo disse...

eu acho que economizar agua é uma coisa facil, não deveriam fazer tantas industrias ,empresas ,pequenas coisas fazem muita diferença,eu para ajudar tomo banho gelado as 6 da matina (o.o) -Daniel), ajudem fazendo pequenas coisas (Daniel,Nicolas)

Alunos do 7ºano disse...

muito legal esse blog adorei os tópicos mas poe mas um poko tipo efeito especial e bem mais figuras interessantes vai ficar xD OK? LOL

:.D

@_Breninha_@

Alunos do 7ºano disse...

eu nao jogo agua fora jogo em lugares uteis como no meu corpo.XD

Alunos do 7ºano disse...

olha olha olha a agua mineral agua mineral agua mineral

Alunos do 7ºano disse...

o quê rapaz????
não,não,não
#.#

Alunos do 7ºano disse...

NÃO

Alunos do 7ºano disse...

CRI CRI CRI (GRILO)

Alunos do 7ºano disse...

Gente vao estudar fico conversando ae POWxa
e po bem de vcs..Bjs

Eu queria da um salve po meu pai..

Alunos do 7ºano disse...

PRO PAI???AFFS

Alunos do 7ºano disse...

tem ploblema gosta do pai e nao da mae..?

Alunos do 7ºano disse...

e vdv

Alunos do 7ºano disse...

PLOBLEMA???? AIAIAI O BLOG NÃO É FEITO PRA ERROS DE PORTUGUES

Alunos do 7ºano disse...

sim tem ploblema o cara escrever um pouco errado aahahahahh

Alunos do 7ºano disse...

para de reparar nos defeitos dos outros oo da letra maiuscula todo mundo erra

Alunos do 7ºano disse...

1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.


5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Alunos do 7ºano disse...

EUUNAO

Alunos do 7ºano disse...

EU NÃO

Alunos do 7ºano disse...

que olha nos defeitos nos outros e tu e o mais errado letra maiscula KKKKKKK

Queria manda 3 salves pro meu pai

PaNiCo disse...

Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?

Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.

Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.

Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água. fonte ecologia-agua (Nicolas,Daniel)

Alunos do 7ºano disse...

é isso aí

Alunos do 7ºano disse...

1000 reaisssss....

Alunos do 7ºano disse...

essas postagens ta mais pra um twiteer

Alunos do 7ºano disse...

é bora fazer um twitter aqui!!!

Alunos do 7ºano disse...

E nois.

Alunos do 7ºano disse...

hora da twitagemmmm

Alunos do 7ºano disse...

puxa um assunto aew

Alunos do 7ºano disse...

remixou muito rafel

Alunos do 7ºano disse...

eii quem era o cara da letra maiuscula hem???

Alunos do 7ºano disse...

ooo soltaram um barro aki

Alunos do 7ºano disse...

k bom.

Alunos do 7ºano disse...

EI QUANTO E 1+1

Alunos do 7ºano disse...

um peido???
kkk

Alunos do 7ºano disse...

1mais1 é 11

Alunos do 7ºano disse...

quibom

Alunos do 7ºano disse...

TA FALANDO DE EU???

Alunos do 7ºano disse...

quem é esse analfabeto de letra maiuscula que fica falano isso???????

Alunos do 7ºano disse...

EUUUU???

Alunos do 7ºano disse...

PINTINHO PIU

Alunos do 7ºano disse...

EU SO PINTINHO PIU

Alunos do 7ºano disse...

EI
1+2=3

Alunos do 7ºano disse...

aa vá

Alunos do 7ºano disse...

calalio

Alunos do 7ºano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alunos do 7ºano disse...

SEU PRETO

Alunos do 7ºano disse...

SEU PRETO

Alunos do 7ºano disse...

Amei tudo tia :D MUITO LEGAL ESS BLOG ................
por> João vitor Silveira ,Gabriela Caruso e Fernanda Alves

Alunos do 7ºano disse...

ESTA MUITO LEGAL O BLOG...
FALA SOBRE O VERDADEIRO VALOR DA AGUA...
NEM TODAS AS PESSOAS DÃO VALOR A ELA =/
>Gustavo, João Lucas, Matheus e Carlos

Alunos do 7ºano disse...

Cara das letra Maiuscula=DANIEL

Alunos do 7ºano disse...

concordo

@_Breninha_@ disse...

gente quem quiser entrar no meu blog,aki o endereço:

avesblogpt.blogspot.com

(sem o www)

@_Breninha_@

Postar um comentário

▲ Topo