Pages

domingo, 15 de maio de 2011

Sobre a carta de 2070

Os alunos assitiram o video que retrata uma carta fictícia escrita por um homem do ano 2070. A carta quer alertar o homem sobre as consequências do mau uso dos recursos naturais.

Carta de 2070
Acabamos de ver a carta de 2070. Esse slide me deixou muito triste, chocada e principalmente preocupada com o futuro do nosso planeta.
As imagens são muito chocantes. Um homem falou que acabou de completar 50 anos, mas já tinha aparência de 70. No slide fala que as pessoas bebiam 8 copos de água por dia,e no slide eles só tomam ½ copo de água.
As mulheres tiveram que raspar seus cabelos para não gastar água lavando-os. As crianças nasciam deformadas, magras e fracas, pois seus pais não tinham água em seu organismo.
Agora que estou escrevendo essa redação, estou com muita vontade de chorar, porque o pior, é que tudo que está nesta carta é possível.
O cumulo é pagar para poder respirar. Falam que em nosso planeta há mais água do que terra, isso é verdade! Mas o problema é que 97% é água salgada, e apenas 3% água doce, ou seja, a maior parte é água inapropriada para nós bebermos. E não podemos pegar água da chuva?Podemos, mas nessa época não vai quase chover, e se chover será chuva acida.
A água já é uma coisa tão presente no nosso dia-a-dia, que esquecemos o quanto ela é importante. E gastamos e quando nos dermos conta a água já vai haver sumido de nossas vidas para sempre.
O nosso mundo é tão belo, tão perfeito, e estamos estragando-o. Já não podemos pegar nem muito sol em conseqüência da camada de ozônio.
Tudo o que tenho a dizer é que fiquei chocada com a carta, e que ainda dá tempo de mudar o mundo! Porque quando a carta se tornar realidade: NÃO HAVERÁ MAIS VOLTA! SALVEM O PLANETA!!!
Marcela de Sá Cavalcante - 7ªA

Carta de 2070
Quando tocamos no assunto da água, logo vem a nossa mente uma grande quantidade de partículas de H2O em forma liquida ocupando uma enorme parte do planeta. Mas,quando olhamos por outro lado,percebemos os grandes malefícios que nós mesmos proporcionamos.
No vídeo demonstrado nesta aula, todos os alunos da sala (incluindo a mim) puderam ter uma idéia de como a vida de um futuro não muito distante seria tão amedrontador.
Tendo uma idéia rápida, a água dessa época era mais valiosa que ouro e diamantes. As preocupações com esse fato são extremas, e as soluções adotadas por tantas pessoas, já são desprezadas por muitas outras!
E com o passar do tempo que nós desenvolvemos esta pratica tão irritante de poluir a água,quando nós pensamos em uma idéia ou tática nova de fazer com que isso tudo acabe,na hora de agir fracassamos.
É com desgosto que tentamos melhorar esse fato, é com agonia que pensamos nele, e acabamos perdendo as esperanças para voltar a ter aquele prazer e alivio de não precisar se preocupar com ele.
Então sobra a pergunta que não quer calar: Como iremos sobreviver com tanta sujeira? É essa pergunta tão vergonhosa e constrangedora acumula respostas totalmente bizarras. Mas, mesmo assim às pessoas não evitam demonstrar sua falta de interesse em relação a isso.

Na carta escrita no ano de 2070 são contadas coisas terríveis que podem acontecer como preservar o mundo no futuro, por exemplo: As pessoas poderão tomar banho apenas com papel oleoso para economizar água, as mulheres e os homens teriam que usar roupas de plástico em vez das convencionais roupas de tecido, para assim não ter que lavar roupa. Todos teriam que raspar os cabelos para não precisar lavá-los. Os depósitos de água potável seriam vigiados por guardas armados pois a água será mais valiosa que o ouro. Os problemas de saúde seriam muito piores dos que os de hoje, a aparência das pessoa seria bem envelhecida, com a pele ressecada pela falta de água. Cada pessoa poderá tomar apenas um copo de água por dia.
Todos esses problemas poderão acontecer pois os cientistas dizem que se continuarmos a desperdiçar a água nessa proporção, a partir de 2013 36 países já sofrerão racionamento de água. No Brasil o desperdício de água é muito grande, as pessoas tomam um copo de água mas jogam a metade fora, deixam a torneira pingando, deixam o chuveiro ligado enquanto se ensaboam, lavam a calçada com água potável e não se preocupam qu e a água que estão desperdiçando está faltando para muitas pessoas no resto do mundo. Não será possível fabricar água e nem oxigênio, por isso vamos poupar água e preservar o nosso meio-ambiente para que as previsões da carta de 2070 não se concretizem.
Ana Beatriz Cabral-7º Ano A

Eu concordo com a carta, acho provável que soframos com um futuro próximo mas depende de nós mudarmos essa triste probabilidade.
A humanidade pode multiplicar-se sem problemas, mas a água não pode se multiplicar nem ser fabricada. Deus nos deu o bem mais precioso mas nós o jogamos no lixo, mesmo que haja pessoas fazendo campanhas tentando conscientizar as pessoas, há um número maior fazendo o contrario desperdiçando nosso bem mais precioso.
A maior parte de mim ainda tem esperança, ainda acredita em um futuro melhor, mais a outra parte de mim crê na terrível possibilidade dos fatos da carta de 2070 se tornarem realidades, eu posso afirmar que vou fazer de tudo para que a água não acabe tão depressa, quero escrever outra carta para o homem desesperado de 2070:
“O ano é 2011, ainda existe muita água, muita água mesmo, eu sou uma criança de 11 anos e acredito num futuro melhor, muito diferente do futuro descrito por você. Eu sou uma criança mais penso como um adulto, como um adulto? Será? Porque os adultos são os que menos se importam, a maioria deles não pensa no futuro que vão deixar para nós. Eu penso em um dia construir uma família e quero um futuro melhor para os meus filhos. Eu garanto a você que a maioria das pessoas que leram a sua carta se conscientizaram e a sua filhinha não perguntará sobre como era a terra quando você era criança, porque ela terá vários rios para admirar, praias para banhar-se, fique tranqüilo, pois eu farei todo o possível para que em 2070 o mundo ainda seja assim.”
Faça com que a minha carta se realize, isso não vai depender só de mim, preciso de você. Vamos salvar a terra, vamos economizar água, vamos garantir o futuro de nossos filhos.
Ana Karina 7º Ano A

13 comentários:

Narutorasengan42 disse...

legal

Unknown disse...

Nossa, nunca pensei, escrevi ou imaginei algo assim. É o que muita gente tem vontade de fazer, mas não faz. E....eu fico pensando: Se isso pode acontecer, o que estamos esperando? Que aconteça 20 anos antes? Eu quando pequena, desperdiçava muita, mais muita água no chuveiro, na torneira e tudo mais. Acabo de ver uma apresentação de uma reportagem. Um rio do Rio de Janeiro, teve o nível mais baixo dos últimos noventa anos. Justamente nesse momento. O pior já está acontecendo.Pra uns: Nossa vamos mudar, temos que mudar. Pra outros: E daí? A água nunca vai acabar, pelo menos não enquanto eu viver. Mas eles não pensam nos outros. Não pensam. Fico triste, realmente triste. Vou fazer de tudo pra mudar isso. Boa noite.

Unknown disse...

obrigado vcs me achudaram no trabalho de ciências valeuuuu

Unknown disse...

llllllllliiiiiiiiiiiiixxxxxxxxoooooooo

Unknown disse...

trabalhoooooooo merda

Bruno disse...

Poxa cara pense nos seus filhos netos e tataranetos talvez

Dany Borges disse...

Faz melhor, então Zzzzzz

Maria Vitória Breda disse...

Estou encantada elas escreveram muito , e falaram da realidade que está por vir não só elas como o vídeo A Carta De 2070 .... Parabéns escrevem muito !!!

Maria Vitória Breda disse...

Estou encantada elas escreveram muito , e falaram da realidade que está por vir não só elas como o vídeo A Carta De 2070 .... Parabéns escrevem muito !!!

Unknown disse...

Achei fantástico. O pior é saber que isso não incomoda a grande parte dos humanos !!!

Unknown disse...

muito o tema gostei

Unknown disse...

gostei do tema

Unknown disse...

Muito triste

Postar um comentário

▲ Topo