Pages

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A SUJEIRA QUE VAI EMBORA MAS NÃO SOME

Quando puxamos a descarga no banheiro da nossa casa, não pensamos para onde está indo essa água suja. Achamos que ela vai embora pelos canos e entra para debaixo da terra, embaixo dos bueiros. É verdade, mas, na maior parte das vezes, o esgoto não pára aí: ele continua sua viagem e vai ser despejado em algum rio ou no mar.

Os rios ficam escuros, cheios de entulho e parece até que algum monstro de sujeira vai sair de lá . O mar poluído fica impróprio para banhos ou mergulhos. Tomar banho em praia suja pode deixar as pessoas doentes. Água poluída pode causar doenças como micoses, diarréia e esquistossomose.

No Brasil, cerca de 80% do esgoto é lançado em rios e no mar. É um dos maiores problemas do país: a falta de saneamento básico e de redes de tratamento de esgoto. Toda casa deveria ter uma rede de canos para levar a água suja para grandes centrais de tratamento.

Nessas centrais, o esgoto é tratado com produtos químicos que separam a água da sujeira. A água poderia ser então reaproveitada para indústrias, e não iria poluir o meio ambiente.

Mas o esgoto não é a única forma de poluição da água! Tem também a sujeira das indústrias.

E a grande pergunta vem, qual será a saída? Não continue a jogar lixo em rios, ou mesmo no chão, faça ao menos sua parte ..
By: Lucas Marques

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Topo